A LGPD é uma receita de bolo
Mas como assim Rodrigo? Em vários cursos e treinamentos é dito que a LGPD não é uma receita de bolo e não pode ser copiada de uma instituição para outra.
Se você, assim como eu, já ouviu coisas assim, deve ter ficado com dúvidas ao ler o título do nosso Bizú de hoje.
Mas eu posso afirmar que é isso mesmo: a LGPD é uma receita de bolo!
Quer saber como cheguei a essa conclusão? Então acompanha o meu raciocínio…
Uma receita de bolo é um documento que contém informações importantes a respeito do passos que você precisa cumprir para que o bolo seja feito.
Várias pessoas podem pegar a mesma receita, ler o conteúdo e começar o processo de preparo do bolo em sua casa mesmo e se você seguir todos os passos como está na receita é bem possível que você tenha um bolo para poder chamar de seu.
Com a LGPD é a mesma coisa. Todos tem acesso aos mesmos requisitos e precisam seguir aqueles passos para adequar o processo dentro de “casa”.
Então Rodrigo, você quer dizer que se eu pegar o bolo que o vizinho preparou para deixar dentro de casa será suficiente para chamar de meu?
Na verdade não!
A receita do bolo é a mesma para todo mundo, mas cada empresa tem particularidades que precisam ser entendidas e respeitadas para preparar o seu próprio bolo.
Cada empresa tem seus próprios ingredientes de marcas diferentes umas das outras, suas colheres e formas, o forno é diferente, a quantidade de pessoas que irá saborear o bolo não é a mesma para todos e, por este motivo, é preciso que o mestre confeiteiro (no caso da LGPD chamamos de DPO ou Encarregado) entenda bem sobre a cozinha onde ele irá preparar essa receita.
Se as particularidades de cada área, de cada empresa não forem levadas em conta no momento de você adequar os processos à LGPD pode ser o que o bolo desande e você tenha que começar a fazer tudo de novo.
Agora me conta, como estão os preparativos da sua empresa para essa empreitada? Vai ter bolo?
Você também vai gostar de ler: Compliance em laboratórios clínicos
Texto publicado na newsletter Bizú Laboratorial, no LinkedIn.
#LGPD #laboratórioclínico #análisesclínicas #biomedicina #segurançadainformação