Atualmente a sociedade vem vivenciando a era da transformação digital.
A transformação digital começou a ser discutida na Alemanha em 2011 e foi denominada pelo termo Indústria 4.0, representada também pelo conceito de quarta revolução industrial.
A transformação digital é manifestada pela revolução digital, com características mais ubíqua, que passa a utilizar da combinação de softwares e redes, sistemas e máquinas inteligentes que estão conectados.
É a fusão dessas tecnologias e a relação entre os domínios físicos, digitais e biológicos que torna a era da Transformação digital diferente das revoluções anteriores e conduz a sociedade a um novo modo de viver, produzir e trabalhar.
As organizações para permanecerem competitivas – à frente da concorrência, irão precisar criar estratégias para atender as novas demandas e as pressões tanto internas, quanto externas, deste novo ambiente exigente e complexo no qual estamos vivendo.
Pesquisadores abordam que um dos fatores decisivo para que as organizações tenham o sucesso almejado em suas estratégias, está na capacidade de transformar a maneira de gerir pessoas, a premissa passa a ser o capital humano.
O capital humano da organização é responsável pelas características que tornam as organizações únicas e a diferencia das demais.
Para Chiavenato (2014, p. IX) “são as pessoas que mantêm e conservam o status quo já existe, e são elas – apenas elas – que geram e fortalecem a imaginação, a criatividade e a inovação e o que deverá vir a ser”.
A transformação
À medida que as novas tecnologias, que são dependentes das pessoas e dos recursos das organizações, fazem parte do nosso contexto, passa a exigir inovação e aprendizagem continua, o que impulsiona o campo da gestão de pessoas a conduzir um ambiente de desenvolvimento de capacidades dinâmicas, aprendizagem e inovação, que esteja associado ao capital humano
Até o ano de 1990, o setor de recursos humanos estava relacionado com atividades administrativas, com características mais burocráticas.
A partir do ano de 2000 com a Transformação digital, acompanhamos uma rápida mudança nas atividades do recurso humano, que passa a ter maior foco estratégico e decisão junto à organização.
A partir desta época, ocorre também a transformação dos processos básicos do recurso humano e que passaram a ser considerados premissas para o sucesso organização, sendo: recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, desenvolvimento, recompensas, carreira e sucessão.
Estes processos de agregar e manter os talentos na organização, impacta nos processos atuais e futuros das organizações.
Você também pode se interessar por este assunto: Pessoas: seu único diferencial competitivoPesquisadores abordam que o sucesso da organização diante do atual contexto, está na capacidade de gerir o capital humano.
Conforme descreve Mósca, Cereja e Bastos (2014, p. 1), o conhecimento – mais do que terra, capital ou trabalho – vem se tornando o fator-chave da produção e da geração de riqueza.
E como conhecimento está nas pessoas, é delas que a organização precisa saber cuidar”.
Para isto, caberá a gestão de pessoas atuar em inúmeras estratégias e processos inteligentes para engajar os talentos a atuar nos propósitos da organização.
Por Suelen Cequinel Moraes
Biomédica, com especialidade em Microbiologia e Desenvolvimento Gerencial, Mestranda em Administração Estratégica. Atua como gerente e gestora da qualidade no Laboratório Biolag.
Referências
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- CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: O Novo Papel dos Recursos Humanos nas Organizações. 4. ed. São Paulo: Manole, 2014.
- DUTRA, Joel Souza. Gestão de Pessoas: Modelo, Processos, Tendências e Perspectivas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2016.
- MIHALCEA, Alina Daniela. Employer Branding and Talent Management in the Digital Age. Management Dynamics in the Knowledge Economy, v. 5, n. 2, p. 289 – 306, 2017.
- MÓSCA, Hugo Motta Barcêllo; CEREJA, José Ricardo; BASTOS, Sérgio Augusto Pereira Bastos. Gestão de Pessoas nas Organizações Contemporâneas. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014.
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- ULRICH, Dave et al. RH de Dentro para Fora: Seis Competências para o Futuro da Área de Recursos Humanos. Porto Alegre: Bookman, 2013