Dicas de Consultor

Pessoas: seu único diferencial competitivo

O que faz o diferencial competitivo de uma organização, preferencialmente as prestadoras de serviços, independentemente de sua área de atuação ou do porte, são as pessoas que nela trabalham.

É preciso valorizar os profissionais! Você pode ter os melhores equipamentos, os melhores insumos, os melhores métodos, mas se não tiver pessoas, nada disto vai te tornar competitivo.

E como ser competitivo se normalmente você não sabe o tipo de profissional que precisa?

Sim, categoricamente afirmo que a maioria não sabe o tipo de profissional que precisa porque não faz gestão de pessoas, não conhece os seus processos, não tem objetivos claros e principalmente não tem paciência para um processo seletivo qualificado.

E quando falo de processo seletivo qualificado estou falando exatamente daquele que ocorre na empresa, não os que são terceirizados, terceirizar um processo seletivo pode ser um grande erro e perda de dinheiro quando você não sabe o que precisa.

O principal diferencial competitivo que as empresas precisam identificar e ter clareza de definição estão em como conseguir, manter e utilizar, de forma eficiente a inteligência de seus COLABORADORES.

Isso pressupõe um processo de planejamento, organização, liderança e controle do trabalho dos membros de uma organização voltados para fazer a gestão de pessoas, e não só trabalhar os recursos humanos.

Quem trabalha os “recursos humanos” não sabe o verdadeiro valor da pessoas.

É fundamental trabalhar este ativo essencial proporcionando liberdade para criação, identificação, integração, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa.

Qual o segredo?

O segredo não está em deter o conhecimento nas mãos de poucos, e sim difundi-lo em toda organização. O segredo das empresas bem sucedidas tem sido conquistar as pessoas que têm conhecimento, motivá-las, recompensá-las e retê-las na organização.

O mais valioso capital intelectual das empresas é o capital humano, e é possível mudar a empresa, através da criação de valor, lapidando o diamante bruto, tornando o patrimônio da empresa mais valioso.

É fato, que cada pessoa agrega valor aos processos e produtos da empresa, desde que ela entende que tem valor como pessoa e não é um simples recurso humano.

Richard Brason da Virgin Group disse uma das frases mais célebres que conheço quando se trata de pessoas em uma organização “capacite bem os seus colaboradores para que eles possam partir. Trate-os bem para que prefiram ficar”.

São as pessoas que cumprirão a missão da empresa, e a levarão até sua visão de futuro, manterão seus valores culturais e darão sustentação aos seus processos de desenvolvimento.

É importante planejar e gerenciar pessoas, e desenvolver maneiras de se trabalhar a economia do conhecimento, criar meios para medir e converter o conhecimento em lucros.

Ainda perdura em muitas empresas uma cultura ultrapassada a respeito de seus funcionários. As pessoas são consideradas como centro de custos, como despesas fixas que comprometem o orçamento da empresa.

Mudar a empresa por meio das pessoas exige necessariamente uma reformulação na administração das Pessoas.

É preciso ver os colaboradores com o coração. Ninguém sozinho é melhor ou pode mais que todos juntos, SÃO AS PESSOAS QUE FAZEM A DIFERENÇA!

Então saiba onde de fato você quer chegar, não estou falando aqui de definir diretrizes organizacionais de parede, que não servem para nada, a não ser tentar um autoengano.

Estou falando de clareza de processos, preparação de seleção interna qualificada com testagens, integração para tornar a pessoa parte do todo, programa de cuidados na experiência, avaliação constante, retorno permanente, realmente mostrar o valor que cada com pessoa.

Quer ter, ser, fazer diferente? VALORIZE AS PESSOAS sem deixar de ser profissional com elas!

Não ter bons profissionais não é culpa do mercado, é falta de dar valor as pessoas.

 

Por Luis Carlos Rosa
Consultor e Instrutor para Gestão em Saúde
Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável
Lead Auditor ISO 9001 e ISO14.001/Examinador Sênior PNQS
(55) 99133 7575 – [email protected]

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios