#Conteúdo de marcaNa Bancada

O que é Clamídia e como diagnosticá-la?

Serion Brasil: Kit SERION ELISA classic Chlamydia trachomatis IgM/IgG/IgA

Clamídia é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, transmitida através de ato sexual sem proteção e atinge principalmente jovens e adultos.

A clamídia pode causar corrimento vaginal ou peniano ou sensação de queimação durante a micção, entre outros sintomas.

Pode levar tempo – geralmente de uma a três semanas – para que os sintomas apareçam depois de fazer sexo desprotegido com alguém que tenha a infecção. Ainda assim, algumas pessoas não notam sintomas.

A clamídia não tratada pode causar danos permanentes ao sistema reprodutivo da mulher, levando a problemas de fertilidade e parto prematuro. Devido a esse risco, as mulheres sexualmente ativas com menos de 25 anos devem fazer o teste anualmente para a clamídia, mesmo que não apresentem sintomas.

O teste também é recomendado para mulheres de qualquer idade que tenham um risco aumentado de clamídia, como aquelas com múltiplos parceiros sexuais, um novo parceiro sexual ou um parceiro com outra IST.

Sinais e sintomas da clamídia em mulheres

A clamídia infecta o colo do útero (a passagem que liga a vagina e o útero). As mulheres geralmente não apresentam sinais evidentes de doença, especialmente logo após serem infectadas.

Quando os sintomas ocorrem, os sinais comuns incluem dor ardente ao urinar, dor ao ato sexual ou corrimento vaginal anormal e mal-cheiroso.

A clamídia também pode causar dor retal, corrimento ou sangramento.

É possível que os fluidos corporais infectados entrem no olho de um parceiro sexual, fazendo com que a membrana transparente que protege a camada externa do olho fique inflamada. A clamídia pode infectar a garganta após sexo oral desprotegido, mas é menos comum e geralmente não causa sintomas.

Sinais e sintomas da clamídia em homens

Os homens também podem ser infectados por clamídia e, como as mulheres, muitas vezes não apresentam sintomas.

Os sintomas, se surgirem, geralmente aparecem de uma a três semanas depois que um homem é exposto à infecção e podem incluir:

  • Corrimento peniano
  • Dor ardente durante a micção
  • Necessidade frequente de urinar
  • Dor em um ou ambos os testículos
  • Dor retal, corrimento ou sangramento
  • Vermelhidão ocular, dor, inchaço, irritação ou corrimento

Como diagnosticar

O diagnóstico de clamídias é um desafio devido à soro prevalência desta bactéria na população e à possibilidade de ocorrência de reação cruzada entre as diferentes espécies por serem muito similares. No entanto, as manifestações das doenças causadas pelas diferentes bactérias são bem diferentes.

Para não detectar anticorpos de reação cruzada é importante utilizar métodos analíticos que garantam maior eficiência diagnóstica.

Para isso, os kits SERION ELISA classic usam um antígeno específico para Chlamydia trachomatis (MOMP), diminui a frequência de falsos positivos e consequentemente aumenta a especificidade na detecção do anticorpo.

Confira os destaques dos produtos SERION ELISA classic Chlamydia trachomatis IgM/IgG/IgA:

  • Demonstração de anticorpos IgG, IgM e IgA espécie-específico;
  • Uso do antígeno específico para Chlamydia trachomatis (MOMP), que reduz a reação cruzada com outras espécies de Chlamydia spp.;
  • Detecção IgM sensível para a demonstração de infecções primárias agudas;
  • Detecção específica de IgA e IgG pela exclusão do background originado pela soroprevalência, a fim de apoiar o diagnóstico e a diferenciação de infecções agudas, recentes e crônicas;
  • Imunoensaio quantitativo e qualitativo para as três classes de anticorpos;
  • Curva de calibração pronta de fábrica;
  • Tempos de incubação iguais para todos os testes SERION ELISA classic, que permite a combinação dos diferentes em uma mesma placa;
  • Microplacas com tiras quebráveis e todos os componentes prontos para uso e com códigos de barras , otimizados para automação.

Para saber mais sobre a metodologia e adquirir kits para diagnóstico entre em contato com a Serion Brasil agora mesmo: [email protected] – (41) 3089-2595 / (41) 3089-2070.

Para mais detalhes sobre a patologia consulte um médico para receber orientação.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios