#Conteúdo de marcaNa Bancada

Resistência Bacteriana e o diagnóstico laboratorial

A resistência bacteriana é um problema de saúde mundial e que vem apresentando crescimento expressivo em todo o mundo.

Levantamentos estimam que o custo direto de assistência médica associado à resistência antimicrobiana (RAM) pode chegar a US$ 20 bilhões por ano somente nos Estados Unidos.

O uso irracional de antibióticos, sedação, contenção ao leito, dispositivos invasivos e suporte avançado de vida em pacientes das unidades de terapia intensiva (UTI) está na mira do movimento iniciado nos Estados Unidos, o Choosing Wisely, que tem como um dos objetivos a racionalização do uso de antibióticos.

No Brasil, a Associação de Medicina Intensiva Brasileira, a AMIB, inspirada no movimento norte-americano, também assinou um manifesto que procura aplicar as intervenções e procedimentos, do movimento norte-americano, efetivamente indicados para cada paciente crítico.

Assim, o uso racional do antibiótico faz com que o paciente seja tratado de maneira adequada e, por consequência, a vida útil do medicamento passa a ser muito maior.

Além disso, vale ressaltar que a escolha por um tratamento que pode fracassar aumenta o custo financeiro e onera ainda mais os sistemas de saúde.

Assim, qualquer ferramenta de diagnóstico laboratorial que auxilie na identificação dos mecanismos de resistência de forma rápida e eficiente, pode melhorar a segurança do paciente e também vai promover a escolha da conduta terapêutica mais adequada, diminuindo o tempo de internação, aumentando a chance de sobrevida do paciente, bem como reduzirá os custos com o internamento.

O diagnóstico laboratorial

Para identificar qual seria o melhor antibiótico a ser utilizado, identificar ou eliminar quais são as bactérias resistentes presentes, um teste diagnóstico de precisão e confiabilidade se faz necessário.

Para isso foi desenvolvido o kit OKN, distribuído pela Serion Brasil.

Os testes RESIST Line possuem alto desempenho e oferecem o resultado em menor tempo (15 minutos) para o manejo e tratamento do paciente, podendo substituir o PCR em um diagnóstico de linha de frente, pois os testes apresentam sensibilidade e especificidade comparáveis ao PCR.

As imagens a seguir mostram o esquema de execução do teste, bem como em quais etapas o teste pode ser realizado.

Como faz parte da missão da SERION BRASIL entregar ao mercado de diagnósticos in vitro produtos de qualidade e soluções inovadoras para contribuir com a saúde de nosso país estamos apresentando uma solução diagnóstica única e inovadora de testes rápidos para identificação de diferentes carbapenemases, que acreditamos que pode colaborar com Plano Nacional para a Prevenção e o Controle da Resistência Microbiana nos Serviços de Saúde e auxiliar na melhoria e diminuição dos tempos nos diagnósticos no setor da microbiologia.

Produto Marcador
RESIST-3 O.K.N K-Set OXA-48
KPC
NDM
* Identificação de 3 parâmetros em um único teste
RESIST-3 O.O.K K-Set OXA-48
OXA-163
KPC
* Identificação de 3 parâmetros em um único teste
KPC K-Set KPC
OXA-48 K-Set OXA-48

 

Para saber mais sobre a metodologia e adquirir kits para diagnóstico entre em contato com a Serion Brasil agora mesmo: [email protected] – (41) 3089-2595 / (41) 3089-2070.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios