Resistência Bacteriana e o diagnóstico laboratorial
A resistência bacteriana é um problema de saúde mundial e que vem apresentando crescimento expressivo em todo o mundo.
Levantamentos estimam que o custo direto de assistência médica associado à resistência antimicrobiana (RAM) pode chegar a US$ 20 bilhões por ano somente nos Estados Unidos.
O uso irracional de antibióticos, sedação, contenção ao leito, dispositivos invasivos e suporte avançado de vida em pacientes das unidades de terapia intensiva (UTI) está na mira do movimento iniciado nos Estados Unidos, o Choosing Wisely, que tem como um dos objetivos a racionalização do uso de antibióticos.
No Brasil, a Associação de Medicina Intensiva Brasileira, a AMIB, inspirada no movimento norte-americano, também assinou um manifesto que procura aplicar as intervenções e procedimentos, do movimento norte-americano, efetivamente indicados para cada paciente crítico.
Assim, o uso racional do antibiótico faz com que o paciente seja tratado de maneira adequada e, por consequência, a vida útil do medicamento passa a ser muito maior.
Além disso, vale ressaltar que a escolha por um tratamento que pode fracassar aumenta o custo financeiro e onera ainda mais os sistemas de saúde.
Assim, qualquer ferramenta de diagnóstico laboratorial que auxilie na identificação dos mecanismos de resistência de forma rápida e eficiente, pode melhorar a segurança do paciente e também vai promover a escolha da conduta terapêutica mais adequada, diminuindo o tempo de internação, aumentando a chance de sobrevida do paciente, bem como reduzirá os custos com o internamento.
O diagnóstico laboratorial
Para identificar qual seria o melhor antibiótico a ser utilizado, identificar ou eliminar quais são as bactérias resistentes presentes, um teste diagnóstico de precisão e confiabilidade se faz necessário.
Para isso foi desenvolvido o kit OKN, distribuído pela Serion Brasil.
Os testes RESIST Line possuem alto desempenho e oferecem o resultado em menor tempo (15 minutos) para o manejo e tratamento do paciente, podendo substituir o PCR em um diagnóstico de linha de frente, pois os testes apresentam sensibilidade e especificidade comparáveis ao PCR.
As imagens a seguir mostram o esquema de execução do teste, bem como em quais etapas o teste pode ser realizado.
Como faz parte da missão da SERION BRASIL entregar ao mercado de diagnósticos in vitro produtos de qualidade e soluções inovadoras para contribuir com a saúde de nosso país estamos apresentando uma solução diagnóstica única e inovadora de testes rápidos para identificação de diferentes carbapenemases, que acreditamos que pode colaborar com Plano Nacional para a Prevenção e o Controle da Resistência Microbiana nos Serviços de Saúde e auxiliar na melhoria e diminuição dos tempos nos diagnósticos no setor da microbiologia.
Produto | Marcador |
RESIST-3 O.K.N K-Set | OXA-48 KPC NDM * Identificação de 3 parâmetros em um único teste |
RESIST-3 O.O.K K-Set | OXA-48 OXA-163 KPC * Identificação de 3 parâmetros em um único teste |
KPC K-Set | KPC |
OXA-48 K-Set | OXA-48 |
Para saber mais sobre a metodologia e adquirir kits para diagnóstico entre em contato com a Serion Brasil agora mesmo: serion@serionbrasil.com.br – (41) 3089-2595 / (41) 3089-2070.