Os 4 pilares da gestão laboratorial

Os laboratórios de análises clínicas são empresas de processos complexos, todos sabemos disso, e por esse motivo precisamos profissionalizar a gestão para garantirmos que os processos sejam bem realizados e que a vida do laboratório seja longa e duradoura.

É importante que você gestor laboratorial realize o planejamento periódico para o laboratório. Esse planejamento será o seu guia para a realização das atividades ao longo do ano.

Muito bem, sem mais delongas os 4 pilares da gestão laboratorial que você precisa conhecer são:

1 – Metas

Na gestão laboratorial precisamos definir nossos objetivos, ou seja, aonde queremos chegar.

O objetivo fornece a direção do que se deseja e deve fazer, e serve como guia para que seus planejamentos sejas finalmente realizados.

Depois de definirmos o objetivo precisamos estabelecer as metas para monitorarmos o alcance do nosso objetivo.

Se o objetivo é o nosso foco, nosso desejo, as metas são as métricas, as medições do quanto estamos realizando para atingir àquele objetivo.

Por exemplo, se tivermos o objetivo de aumentar o faturamento da empresa em 30% no ano vigente uma de suas metas será, consequentemente, elaborar estratégias para aumentar as vendas dos exames, entre muitas outras ações, que, aos poucos, vão lhe deixando cada vez mais próximo do objetivo definido.

Para monitorarmos o alcance das metas nós utilizamos os indicadores que precisam ser avaliados periodicamente e de acordo com os resultados obtidos precisamos definir quais ações precisam ser estabelecidas e realizadas.

E assim vamos monitorando o crescimento e melhoria do nosso laboratório.

Diz aí, quais são as metas e objetivos do seu laboratório para este ano? E para os próximos 5 anos?

2 – Estratégia

“O conceito de estratégia, em grego, strateegia, em latim, strategi, em francês, stratégie… Os senhores estão anotando?” ~ Nascimento, Capitão 2007.

Brincadeiras a parte, a estratégia é um ponto fundamental para o sucesso de qualquer empresa.

De maneira geral a definição de estratégia é o planejamento necessário para realizar tarefas complexas, que envolvam vários níveis de ação com vistas a alcançar um objetivo ou resultado.

Há relatos que afirmam que um dos primeiros usos do termo estratégia foi feito há aproximadamente 3.000 anos pelo general chinês Sun Tzu, aquele do livro A Arte da Guerra, que afirmava que “todos os homens podem ver as táticas pelas quais eu conquisto, mas o que ninguém consegue ver é a estratégia a partir da qual grandes vitórias são obtidas”.

Já definiu a sua estratégia para este ano? Pensa aí e depois me conta.

3 – Trabalho em Equipe

Vamos combinas que não adianta ter lindos objetivos com metas fantásticas e ter que fazer tudo sozinho. Vai por mim, em uma empresa isso é algo inimaginável.

Precisamos mostrar para a equipe quais são os objetivos que queremos alcançar, como mediremos o nosso avanço e a estratégia que utilizaremos. Sim, precisamos integrar a equipe em todo o processo. Eles precisam entender qual é o papel de cada um em todas as atividades para não ficarem perdidos no processo.

Para isso você vai precisar treina-los.

Não é fácil ter uma equipe de alto desempenho, mas é possível. Exige muito empenho e dedicação do gestor do laboratório para guiar a empresa e os colaboradores nessa caminhada. Mas para chegar em algum lugar você precisa dar o primeiro passo.

Conta para mim como está o planejamento da Educação Continuada para este ano? Tem indicador?

Você pode gostar de ler: Pessoas, seu único diferencial competitivo.

4 – Criatividade

A cereja do bolo =)

Sim. A Criatividade na gestão é algo extremamente necessário.

Quando falamos de criatividade não queremos dizer que é preciso dar um jeitinho brasileiro, de forma alguma. Quando citamos a criatividade queremos dizer que é preciso encontrar outras maneiras que muitas vezes não são as tradicionais para resolver as situações que chegam até nós no dia a dia.

Precisamos desenvolver a criatividade e a inovação dentro dos setores do laboratório. Qualquer dia posso contar como minha esposa, com muita criatividade e responsabilidade, resolveu um problema de um insumo que tinha para a realização dos serviços que ela presta. Saiu de um material de R$ 50,00 para um que ela mesmo imaginou que custa apenas R$ 1,50. Você pode fazer o mesmo dentro do laboratório.

Você pode desenvolver a criatividade da sua equipe através de incentivos interessantes, mas isso é um assunto para outro dia.

Se precisa de ajuda, vem cá…

Esses são 4 pilares base para o desenvolvimento e crescimento de um laboratório. E, como percebemos, para cumpri-los é necessário planejamento na gestão.

Para mais de 50% dos laboratórios existentes no Brasil gerenciar todos os processos é por muitas vezes uma tarefa árdua, tendo em vista que o gestor precisa dividir sua atenção entre os setores do laboratório resolvendo situações na recepção, área técnica e administração da empresa. Consequentemente a gestão acaba sendo realizada de forma mais superficial, apenas para garantir a realização das burocracias.

Isso não deveria acontecer, mas sabemos que acontece e compreendemos os motivos. Por isso, se assim como eu você já se sentiu perdido em algum momento durante a gestão do laboratório, tenho uma ótima dica para te dar:

A Acreditare Consultoria é uma empresa focada em soluções estratégicas para laboratórios de análises clínicas e pode auxiliar você a implantar os 4 pilares em seu laboratório e em outras atividades relacionadas a gestão laboratorial e com isso alcançar os seus objetivos.

A empresa possui diversos pacotes de consultoria e um leque de soluções que vão guiar a gestão do seu laboratório por caminhos seguros.

Entre com contato com Acreditare Consultoria para saber o que ela pode fazer por você. Siga o farol.

[adrotate banner="9"]
Mostrar mais