Qualidade

Os 14 princípios de Deming e sua aplicação na gestão de laboratórios

William Edward Deming foi um dos maiores gerenciadores de qualidade da história um dos responsáveis pelo desenvolvimento das indústrias japonesas no período após a Segunda Guerra Mundial e disseminador de muitas das técnicas de gerenciamento da qualidade utilizadas até hoje.

A filosofia de Deming está toda contida no que costumamos chamar de “quatorze princípios de Deming”:

1 – Constância e propósito

Dentro de um laboratório sabemos que é necessário foco. Foco para a realização da prática de trabalho sem erros, para as melhorias, para a resolução de problemas, entre tantas outras coisas.

Por vezes, todos esses objetivos são claros para todos os colaboradores, mas se não houver planejamento para cada um deles fica bem fácil cair no esquecimento, e cada um fazer o que acha correto.

2 – Adotar uma nova filosofia

Segundo os especialistas essa nova filosofia é a transformação individual e o afastar da grande perseguição do lucro a qualquer custo para uma entrega de valor e significado verdadeiros e sustentáveis.

Podemos resumir esse princípio como a visão centrada no paciente/cliente.

3 – Deixar de depender de inspeção para atingir qualidade

A qualidade vai além de uma determinada inspeção ou auditoria, ela deve estar presente em todas as etapas de um laboratório, independentemente de qualquer coisa.

Isso não deve estar relacionado ao medo, mas deve estar presente dentro de uma gestão que visa a qualidade acima de qualquer coisa.

4 – Extinguir a aprovação de orçamentos com base nos preços

É hora de deixar de lado somente a questão dos preços, mas procurar ter uma relação com os fornecedores. Relação essa que deve ser pautada aos princípios de confiança e lealdade.

Esse relacionamento mais próximo aos fornecedores pode ser uma forma de conseguir melhores negociações nos insumos utilizados no laboratório e consequentemente uma redução de custos na produção.

5 – Melhora contínua

E no meio de um mercado tão competitivo onde a concorrência está sempre bem próxima, é necessário sempre pensar em melhorar, dia após dia, estando sempre ligado nas tendências de mercado.

6 – Instituir treinamento

O treinamento é muito importante para que os funcionários desempenhem cada vez melhor o seu papel, além de os desenvolver de forma pessoal, e evitar erros e desperdícios que podem causar grandes problemas para o laboratório.

7 – Adotar e instituir a liderança

O líder deve ser alguém que vai ajudar tanto pessoas quanto máquinas a executar o seu melhor trabalho. Ele também vai corrigir quando for necessário.

8 – Afaste o medo

O medo pode afastar afetar a implantação de nove princípios de Deming, por isso ele deve ser afastado.  A presença do medo pode, inclusive, provocar desperdícios dentro do laboratório.

9 – Derrube barreiras entre setores

A questão de trabalho em equipe é importante. Os funcionários precisam entender que tudo é um conjunto de práticas, por isso não é inteligente cada departamento achar que faz um serviço sozinho e isso já é o suficiente.

Todos estão no mesmo barco e precisam remar para o mesmo lado.

10 – Elimine ‘’slogans’’ e metas

Muitas vezes o sistema de metas ZERO é o que faz o colaborador ficar desmotivado, por isso elas devem ser sempre revistas.

Além disso um slogan falando que a empresa preza por qualidade, não vai adiantar quando os planos de ações não levam pra isso.

11 – Elimine quotas numéricas

Para Deming colocar uma meta numérica é algo que pode sufocar o trabalho, o ideal é colocar o que não é aceitável de forma alguma, do que determinar um número, por exemplo.

12 – Orgulho da mão de obra

É muito importante que quem está em cargos altos escute as opiniões e sugestões dos colaboradores, isso vai demonstrar o quanto a empresa os valoriza, e eles vão se sentir bem mais orgulhosos de seus trabalhos.

13 – Estimule a formação e o aprendizado

Os colaboradores precisam de novos conhecimentos para fazer melhor o seu trabalho, além de ser uma oportunidade de crescimento pessoal para cada um deles.

14 – Tomar iniciativa para realizar transformação

Todos os colaboradores têm o seu papel dentro da transformação da empresa, por isso é importante que cada um deles saibam o seu trabalho e também os princípios que regem a empresa.

Você pode utilizar as 7 ferramentas da qualidade para implementar os 14 Princípios de Deming em sua rotina diária. Utilize-se dessas ferramentas para garantir a qualidade em seus processos e tornar o laboratório cada vez mais competitivo e diferenciado.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios