GestãoQualidade

Os 7 princípios da gestão da qualidade

“Os Princípios de Gestão da Qualidade são um conjunto de convicções, normas, regras e valores fundamentais que são aceitos como verdadeiros e podem ser usados como base para o gerenciamento da qualidade”.  Os padrões ISO usam essas regras ou princípios como base para levar uma organização a melhorar seus processos. Esses princípios foram “desenvolvidos e atualizados por especialistas internacionais da ISO / TC 176, responsável pelo desenvolvimento e manutenção dos padrões de gestão da qualidade ISO”.

1. Foco no Cliente

“O foco principal do gerenciamento de qualidade é atender aos requisitos do cliente e esforçar-se para exceder suas expectativas”

Este princípio considera o objetivo final da organização em atender e exceder a expectativa do cliente em relação à confiança em seu produto ou serviço. O sucesso é alcançado ao compreender o consumidor e suas necessidades; atuais e futuras; agregando valor a cada interação e atividades tendo em mente suas necessidades – esse princípio considera que o foco das empresas está no cliente.

2. Liderança

“Os líderes estão em todos os níveis para estabelecer a unidade e direção e criam condições nas quais as pessoas estão engajadas na realização dos objetivos de qualidade da organização”.

Liderança cria alinhamento. Alinhamento em estratégias, políticas da empresa, visão e direção, processos, alocação de recursos, etc. O padrão dentro da liderança é criado com o propósito de atingir e alcançar os objetivos da empresa.

3. Engajamento do pessoal

“Pessoas competentes, capacitadas e engajadas em todos os níveis da organização são essenciais para melhorar sua capacidade de criar e entregar valor”.

Simplificando, as organizações com funcionários engajados e capacitados prosperam. É essencial para as organizações trabalhar de forma eficaz e eficiente, liderar e delegar tarefas a seus funcionários.  Você, enquanto gestor, precisa dar reconhecimento, capacitar seu pessoal e promover a positividade e com isso facilitar o engajamento das pessoas para atingir os objetivos de qualidade da organização.

4. Gestão por Processos

“Resultados consistentes e previsíveis são alcançados de forma mais eficaz e eficientemente quando as atividades são compreendidos e geridos como processos interrelacionados que funcionam como um sistema coerente”.

Compreendendo como um processo alcança resultados, uma organização pode otimizar seus sistemas e melhorar o desempenho. Um dos principais benefícios para isso é alcançar “resultados consistentes e previsíveis por meio de um sistema de processos alinhados”.

5. Melhoria de Processos

“Organizações de sucesso têm um foco contínuo na melhoria”

Como diz o ditado, “a mudança é a única constante“. Para que as organizações permaneçam competitivas e atuais, é necessária uma melhoria constante. Reagindo às mudanças internas e externas; seja mudança de liderança, hábitos de consumo ou mudanças econômicas; pode criar novas e positivas oportunidades.

6. Decisões baseadas em evidências

“As decisões baseadas na análise e avaliação de dados e informações têm maior probabilidade de produzir os resultados desejados”.

Correlação entre variáveis, não significa necessariamente que uma mudança em uma variável é a causa da mudança da outra variável. Certifique-se de que você está usando medições corretas e precisas quando estiver tomando decisões para evitar decisões subjetivas que não sejam baseadas em dados reais. “Fatos, evidências e análise de dados levam a uma maior objetividade e confiança na tomada de decisões”.

7. Gestão de Relacionamento

“Para o sucesso sustentado, a organização gerencia seus relacionamentos com as partes interessadas, como fornecedores”.

Assim como o engajamento dos funcionários contribui para o sucesso, manter boas relações com os fornecedores pode influenciar o desempenho de uma organização. Fornecedores e partes interessadas têm um impacto sobre o seu negócio e seu sucesso, admitindo você ou não. Manter relacionamentos com essas partes pode contribuir para o sucesso sustentado, otimizando seu impacto no desempenho.

Próximos passos

Você pode ler neste texto uma visão geral dos sete princípios de gerenciamento de qualidade que são a base para os padrões de gerenciamento de qualidade e melhoria de desempenho e excelência organizacional.

Nenhuma organização é igual a outra e a forma como você aplica esses princípios será diferente de como outras organizações também aplicarão devido as diferenças na natureza de sua organização e os desafios específicos que você enfrenta. No entanto, entender os princípios fundamentais é importante para implementar os padrões e normas com efetividade.

Leia também: Os 14 princípios de Deming e sua aplicação na gestão de laboratórios

Outras informações

Faça o download de um material em PDF para se aprofundar em cada um dos 7 princípios da gestão da qualidade. Ele orientará você pelos principais benefícios de cada um dos sete princípios e fornecerá maneiras concretas de implementá-los em sua organização. Baixe o PDF clicando aqui.

Fonte: ISOUpdate

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