Net Promoter Score (NPS) – seu laboratório já utiliza?
Um dos principais indicadores necessários para realizar uma boa gestão no laboratório é a Pesquisa de Satisfação dos clientes, médicos e colaboradores.
Uma das ferramentas utilizadas por grandes empresas para este monitoramento é o Net Promoter Score (NPS), uma metodologia que tem como principal objetivo medir a satisfação e a fidelidade do cliente com a empresa pela qual ele foi atendido, e neste caso estamos falando do seu laboratório.
Conheça um pouco mais sobre o NPS em nosso artigo de hoje.
No formulário de pesquisa de satisfação você pode colocar diversas perguntas para entender a avaliação do cliente, mas uma pergunta não pode faltar. A pergunta chave é: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria o nosso laboratório para um amigo ou familiar?”
Essa pergunta é uma das mais interessantes, sabe por que? Dificilmente alguém indicaria algo que considera ruim para um amigo passar pela mesma experiência!
No geral, as perguntas serão feitas par avaliar a experiência que o cliente tem dentro do seu laboratório! Essa experiência ela começa no momento do primeiro ‘’bom dia’’ até a hora que o cliente vai finalizar o processo pegando o resultado, por exemplo!
Várias coisas dentro de um ambiente ou da forma de atendimento podem parecer ‘’bobas’’ mas são elas que justamente vão fazer a diferença no meio dessas perguntinhas.
Depois que o cliente der a sua nota no NPS é hora de classificar, e isso é feito da seguinte maneira:
Clientes detratores: notas de 0 – 6
Os clientes detratores são aqueles que atribuem notas de 0 a 6 para as perguntas que foram feitas. Isso significa que eles estão muito insatisfeitos com os serviços que o seu laboratório está oferecendo e você precisa analisar os motivos das respostas para melhorar o processo.
Clientes neutros: Notas de 7 – 8
Já os clientes que dão notas entre 7 e 8 são considerados neutros, e só vão ao seu laboratório quando realmente precisam ou por falta de outra opção! Isso significa que não são clientes fieis. (Olha que grande oportunidade!!!)
Se o laboratório concorrente oferta um produto nas mesmas condições de preços e prazos de entrega, possivelmente esse cliente vai migrar pra lá! Ele pode até indicar o seu laboratório para um amigo, mas sempre vai fazer um ressalva sobre o serviço oferecido.
– Clientes promotores: Notas de 9 – 10
Já os clientes que dão notas de 9 a 10 para o seu laboratório estão muito satisfeitos com tudo que está sendo oferecido, além de mostrar que tem um relacionamento com a sua marca.
Nesse caso vão ajudar na consolidação da marca e até mesmo podem influenciar o faturamento, já que sempre que precisarem do serviço vão optar por esse laboratório, além de indicar para amigos e familiares.
A grande vantagem, além dessa divulgação ‘’’gratuita’’ é que mesmo a concorrência oferecendo as mesmas condições esse cliente tende a não migrar para lá, já que estabeleceu uma relação de confiança com o laboratório e com a qualidade dos serviços oferecidos.
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Como calcular o NPS
A fórmula para calcular o NPS é simples:
Net Promoter Score = % CLIENTES PROMOTORES – % CLIENTES DETRATORES = %NPS.
Lembre-se que calcular o Net Promoter Score permanentemente é uma forma de acompanhar o crescimento empresarial com base nos feedbacks dos clientes, sejam eles clientes promotores, neutros ou detratores e o resultado da pesquisa deve ser discutido em todas as reuniões de planejamento.
Zonas de Classificação
Após calcular o seu NPS precisará saber em qual classificação se encontra. entre as 4 Zonas de Classificação, que em termos gerais exemplificam como a sua empresa está em relação a satisfação de clientes. As possibilidades são:
- Zona de Excelência – NPS entre 76 e 100
- Zona de Qualidade – NPS entre 51 e 75
- Zona de Aperfeiçoamento – NPS entre 1 e 50
- Zona Crítica – NPS entre -100 e 0
Vale lembrar que o processo de pesquisa de satisfação pode ser realizado de diversas maneiras: formulário impresso, através do seu site e até mesmo através de mensagem instantânea (SMS ou WhatsApp).
Queremos saber: como você está realizando a pesquisa de satisfação em seu laboratório?
Olá gostaria de saber mais sobre essa ferramenta.
Diogo, enviei um e-mail para você com mais alguns materiais de leitura. Veja lá.
Olá gostaria de saber mais sobre essa ferramenta
Luis, entrarei em contato contigo por e-mail.