GestãoQualidade

Qual é a diferença entre a gestão da qualidade e a melhoria da qualidade?

Gestão da Qualidade é o processo de monitoramento das diferentes atividades e tarefas envolvidas na produção e entrega de um produto e / ou serviço, a fim de manter a qualidade desejada.

O objetivo da Gestão da Qualidade é que uma organização desenvolva um relacionamento duradouro entre o cliente e o produto ou serviço que ele fornece e isso só pode ser alcançado quando eles atendem continuamente às expectativas do cliente.

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Para gerenciar a qualidade de um produto ou serviço as organizações precisam estabelecer um conjunto de procedimentos para supervisionar com êxito os diferentes processos envolvidos na execução das atividades.

Estes diferentes procedimentos que estão ligados uns aos outros e que se destinam a conduzir uma organização para um objetivo específico é o que compõe o Sistema de Gestão da Qualidade.

Este Sistema de Gestão da Qualidade segue 7 princípios básicos, que são:

  1. Foco no cliente
  2. Liderança
  3. Engajamento de pessoas
  4. Gestão por processos
  5. Melhoria dos processos
  6. Decisão baseada em evidências
  7. Gestão de relacionamento

Cada um desses princípios é importante para o sucesso da gestão da qualidade dentro de uma organização. No entanto, o quinto princípio – Melhoria dos processos – é o mais crucial para o sucesso sustentável de uma organização.

Saiba mais sobre os 7 Princípios da Gestão da Qualidade clicando aqui.

A qualidade não pode ser mantida se a melhoria não for alcançada.

O ambiente de negócios está mudando continuamente e os clientes estão cada vez mais exigindo melhores produtos e serviços a custos mais baixos e percebemos isso todos os dias.

Para se adaptar a essas mudanças constantes, as organizações precisam melhorar continuamente não apenas seus produtos e serviços, mas também seus processos.

Assim, a Melhoria da Qualidade é um processo sistemático e contínuo com o objetivo de minimizar os custos, aumentar a qualidade dos produtos e serviços e atender/exceder a satisfação do cliente.

Enquanto o processo de Gestão da Qualidade ajuda as organizações a alcançar e manter a qualidade, a Melhoria da Qualidade impulsiona uma organização, ajudando-a a inovar, gerenciar e criar oportunidades.

Pode-se dizer que a Melhoria da Qualidade é a parte mais proativa do Gerenciamento da Qualidade.

Alguns dos principais benefícios que uma organização pode obter através da Melhoria da Qualidade são:

  • Maior capacidade de adaptação para atender às expectativas do cliente.
  • Diminuição de defeitos e desperdícios, o que aumenta a eficiência e reduz os custos.
  • Evitar erros em toda a organização, melhorando os produtos e serviços fornecidos aos clientes.

Gestão da Qualidade e Melhoria da Qualidade precisam ser vistos como complementares, pois ambos são parte da mesma história, uma história de sucesso a longo prazo para as organizações.

Fonte: ISO Update

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